1953, Austrália! Inicia-se a história belíssima de um casal de médicos, que a providência divina enviou, Dr. John Billings, neurocirurgião, e sua esposa, a Dra. Evelyn Billings, pediatra,
A história começou quando o Dr. John Billings decidiu ajudar um amigo, Frei, na Arquidiocese de Melbourne, que o convidou para se tornar consultor de casais 1 vez/semana. Alguns casais desejavam obter uma gestação, mas a maioria precisava evitar, alguns por questões médicas graves. Contudo, na época, os únicos métodos naturais existentes eram a tabelinha (método do ritmo) e o método da temperatura. Ambos não eram suficientes para garantir que TODOS os casais conseguissem evitar as gestações.
Na mesma época surgiu nos USA uma bomba hormonal chamada pílula anticoncepcional e em resposta a esta tragédia, foi publicada a encíclica “Humanae Vitae” com a decisão do Papa Paulo VI de que os anticoncepcionais eram moralmente inaceitáveis.
O Dr. John Billings tinha um PROBLEMA para resolver: Como ajudar estes casais a regular sua fertilidade sem o uso de contraceptivos?
Um cientista enxerga um problema, observa as informações que já existem, cria uma hipótese para resolver o problema, testa a hipótese, obtém um resultado e por fim chega a uma conclusão. Assim, se faz ciência!
PROBLEMA – INFORMAÇÕES – TESTE – RESULTADO – CONCLUSÃO.
Por vezes, esta conclusão afortunadamente corrobora com a hipótese do cientista e cria algo novo, E foi isso que aconteceu com Dr. John Billings.
Frente ao PROBLEMA de como regular a fertilidade das mulheres, ele fez uma extensa pesquisa sobre tudo o que já tinha sido descoberto a respeito da fertilidade da mulher nos últimos 100 anos e em um destes estudos, ele verificou que foi demonstrado que as mulheres percebiam um muco (fluxo) durante o ciclo menstrual. No entanto, nenhum cientista havia dado importância para esta informação.
O Dr. John Billings então criou uma HIPÓTESE: Será que este fluxo tem relação com a fertilidade das mulheres?
Para TESTAR esta hipótese ele perguntava a todas as mulheres que ele atendia se elas percebiam a presença de algum fluxo durante o ciclo menstrual e 100% delas responderam que sim. Ele pediu para que estas mulheres começassem a anotar diariamente se e como percebiam este fluxo. Junto a estas anotações, o Dr. James Brown fez a medição dos hormônios hipofisários e ovarianos, responsáveis pela regulação da fertilidade.
Como RESULTADO foi possível identificar uma relação clara entre o fluxo observado e sentido pelas mulheres e à fertilidade medida pelas curvas hormonais, confirmando a hipótese do Dr. Billings.
Com estes achados criou-se um novo método natural eficaz, o Método de Ovulação. Como CONCLUSÃO do estudo, temos: O Método de Ovulação funciona de forma eficaz como método natural para regulação da fertilidade.
E assim foi descoberto o Método de Ovulação Billings. O Dr. John Billings viu um problema, coletou informações que já existiam, criou uma hipótese, testou, obteve um resultado e chegou a conclusão de como regular a fertilidade de uma mulher. Os estudos desta descoberta foram publicados em um livro no ano de 1964.
Um ano mais tarde, a Dra. Evelyn Billings entrou para equipe e novas descobertas foram feitas e ao longo da história do casal Billings, mais de 750.000 mulheres foram avaliadas quanto ao perfil hormonal x fluxo.
Com estudos consolidados, o método de ovulação passou a ser ensinado e eficazmente utilizado em outros países, inclusive na Guatemala com mulheres pobres e muito pouco instruídas. Na década de 70 começou a ser ensinado nos USA e anos mais tarde, em homenagem ao casal Billings, a Organização Mundial da Saúde anexou o nome Billings ao então chamado Método de Ovulação, por isso hoje o conhecemos como Método de Ovulação Billings (MOB).
Na época da descoberta, assim como acontece hoje, as mulheres duvidavam da eficácia do método, pela sua simplicidade. Uma anotação num papel vai evitar que eu engravide ou consiga uma gestação? Não pode ser verdade! Melhor um medicamento que parece muito mais científico e elaborado!
O MOB é:
- Um método CIENTÍFICO, simples e que qualquer mulher, independente de sua classe social ou cultura pode utilizar;
- Um método que ao invés de prejudicar a saúde da mulher lhe traz conhecimento;
- Um método que une o casal na sua aplicação ao contrário da solidão na ingestão da pílula anticoncepcional;
- Um método com eficácia igual ou superior a todos os outros métodos de regulação da fertilidade.
O método natural de ovulação Billings funciona e não é achismo! É ciência!
Respostas de 2
Muito boa a matéria.
Este método precisa ser mais divulgado, pois é de conhecimento de poucos.
Que mais pessoas possam fazer uso desse método,e sair dos anticonceptivos,que fazem tão mal à saúde física e espiritual da mulher.
Amei saber disso!!! Divulguemos mais esse precioso método!