Paz sobre a terra, justiça e caridade!

O pequeno grande grão

“O grande” começa com pequenas coisas.

Essa afirmação bem lógica talvez seja difícil de aceitar na vida cotidiana, sobretudo porque exige paciência e perseverança. 

Somos filhos de Deus, O Altíssimo, e somos chamados a imitá-lo (Ef 5,1). Inclusive trazemos dentro de nós esse desejo e admiração por tudo aquilo que reflete a grandeza e a beleza de Deus. E de fato, fomos feitos para isso, para voar alto, bem alto e chegarmos no céu. No entanto, assim como O Verbo se encarnou e habitou entre nós (Jo 1,14), se rebaixou, precisamos também muitas e muitas vezes, todos os dias, inclinar-se com caridade sobre as pequenas coisas que A Vida nos oferece. É justamente por meio de pequenos exercícios cotidianos que chegaremos às coisas grandes. 

Na multiplicação dos pães (Jo 6,9) e na parábola dos talentos (Mt 25,21) vemos que é preciso trabalhar com zelo sobre o pouco que temos a disposição. 

O que tenho em mãos hoje, agora, é o que eu devo cuidar, amar, trabalhar, desenvolver e com A Graça multiplicar.

Para subir é necessário primeiro descer, por amor. Debruçar-se sobre o solo de nossa vida e semear as poucas sementes, oferecer os poucos pães e peixes, desenvolver os poucos talentos, etc. Não dá para pegar atalhos, nem pular etapas, assim como, um bebê para se tornar homem precisa se desenvolver ano após ano. 

Jesus em sua humanidade nos ensinou isso o tempo todo! 

Nos ensinou que o Reino de Deus é como o grão de mostarda, a menor de todas as sementes, que depois de semeado torna-se maior que todas as hortaliças (Mc 4,31-32).

Experimentemos olhar para nossas vidas sob essa perspectiva: temos todos os dias um pequeno grande grão para semear.

Façamos bem todas as coisas, inclusive as pequenininhas, as que não são vistas e nem valorizadas pelos outros. Semeemos os poucos e pequenos grãos de cada dia com atenção, contemplando de antemão o que cada um pode vir a ser.

Que a Virgem Maria nos ajude a costurar cada ponto de nossas vidas com muita diligência para que na hora oportuna nossa roupa de festa esteja bem-feita e esplendorosa!


Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Os presentes de Maria

“Vejo famílias criarem os filhos na fé, mas, ao crescerem, muitos se afastam. Como evitar que isso aconteça com meu filho?”

Leia mais

BELEZA, ARTE E REALIDADE

Há algum tempo, durante um espetáculo, enquanto o professor e pianista Álvaro Siviero tocava deslumbrantemente, eu, extasiada com aquela grandiosidade

Leia mais