Paz sobre a terra, justiça e caridade!

A leitura cotidiana interpretando a realidade – Pedro Coelho e o Ato de Abandono.

Há alguns dias, enquanto rezava meu “Ato de abandono” pela manhã, lembrava-me de uma história que li aos meus filhos: Pedro Coelho. 

Para quem não conhece, Pedro é um Coelho um pouco levado. E em uma de suas aventuras, Pedro e seus irmãos saíram para brincar, com a clara recomendação da mãe, Sra. Josefina, que não entrassem na horta do Sr. Severino.

Os irmãos acataram o conselho da mãe e foram brincar no campo, enquanto Pedro, curioso, ignorou a ordem da mãe e foi aventurar-se na horta do Sr. Severino. Lá, deleitou-se com todas as maravilhas daquele lugar. 

A história narra, que depois de algum tempo, o Sr. Severino, revolto, viu Pedro se deliciando de suas tão cuidadas hortaliças e tentou, em uma incessante busca, capturar o matreiro animal.  Depois de muito fugir, solitário, perdido, cansado e todo machucado, Pedro conseguiu escapar e correu de volta para sua casa.

Chegando lá, os irmãos cantarolando, deliciavam-se felizes com um banquete de leite, amoras e pães. 

Mas Pedro, muito abatido, cansado e debilitado, precisou de cuidados mais específicos; remédios, banho e repouso.

O que então Pedro nos ensina?

Que apesar da aparência “fascinante e aprazível” que a desobediência e os prazeres do mundo nos oferecem, é na OBEDIÊNCIA e no ABANDONO no PAI que encontramos a verdadeira felicidade. 

É fazendo a Sua Santa vontade que seremos, de fato, livres, felizes e bem cuidados. E só Nele descansaremos e encontraremos o verdadeiro repouso.

Assim como o filho pródigo, Pedro retornou à casa do Pai, castigado pelas próprias escolhas, solicitando abrigo, consolo e descanso – e lá foi ACOLHIDO, porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, se abrirá. 

“Felizes os que temem o Senhor, os que andam em seus caminhos.” (Sl 127, 1)

  1. BEATRIX POTTER, Pedro Coelho. Editora Companhia das Letrinhas, 2014.

Compartilhar:

Respostas de 5

  1. “Mas Pedro, muito abatido, cansado e debilitado, precisou de cuidados mais específicos; remédios, banho e repouso.”

    Nosso Senhor não desiste e cuida de mim apesar de minhas constantes quedas!

    Lindo texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados